fbpx

Blog

INSS: a importância de fazer o cálculo Previdenciário

A fase em que o segurado começa a se preparar para a tão aguardada aposentadoria pode ser muito perturbadora, ainda mais se a situação previdenciário do segurado envolver uma série de pequenas questões a se atentar.

Muitos segurados acabam negligenciando a questão do planejamento previdenciário, acreditando que a situação está sob controle e que será fácil requerer o pedido de aposentadoria junto ao INSS, mas nem sempre é assim.

Como já ouvimos falar muito por aí, o planejamento é a alma do negócio e pode resolver uma série de problemas antes mesmo que eles surjam. Com isso, vamos detalhar um pouco sobre como funciona o cálculo previdenciário e porque é importante realizar um bom planejamento.

O que é um cálculo previdenciário?

Em linhas gerais, o cálculo previdenciário nada mais é que a análise completa da vida previdenciária do segurado, seguido de um minucioso cálculo a respeito de quanto será devido ao segurado se ele se aposentar na data X, ou na data Y.

Para isso, será preciso analisar o tempo total de contribuição do segurado para o INSS e também o valor dos salários recebidos e as contribuições previdenciárias realizadas.

Com isso, será possível ter uma estimativa do valor a ser recebido pelo segurado e se é vantagem se aposentar nesse momento, com um valor X, ou se é válido contribuir por mais alguns anos para aumentar o valor a ser recebido. Por certo que tudo dependerá do caso concreto e da situação particular do segurado.

Ocorre que muitos segurados após cumprirem os requisitos de uma modalidade de aposentadoria, já correm realizar o pedido junto ao INSS, sem se atentar que talvez esse não seja o momento mais vantajoso para fazer isso.

Por que é importante fazer um cálculo previdenciário e um adequado planejamento?

Com a realização do cálculo previdenciário o segurado terá uma noção de como será sua renda após a aposentadoria. Mas não apenas isso, é possível também que ele analise qual a melhor modalidade de aposentadoria para o seu caso concreto, qual irá lhe render o melhor benefício.

Existem situações que podem fazer com o tempo de contribuição seja um pouco maior por conta da realização de alguma atividade especial, convertendo o tempo especial trabalhado em comum (isso até a reforma da previdência).

Acontece que muitos segurados não fazem a menor ideia dessa possibilidade, perdendo alguns anos de tempo de contribuição em razão disso. Esse é um dos pontos em que o cálculo previdenciário pode ser usado a favor do segurado, aumentando seu tempo de contribuição.

Nesse cenário, o planejamento previdenciário adequado, seguido do cálculo da vida previdenciária do segurado, pode fazer toda a diferença para que o trabalhador possa se aposentar da maneira mais vantajosa.

Com isso, ele terá uma ideia de quando poderá se aposentar, qual a melhor modalidade de aposentadoria considerando seu quadro previdenciário, bem  como se é vantajoso se aposentar assim que cumprir os requisitos de alguma modalidade, ou se é melhor contribuir mais um pouco para alcançar um valor a ser recebido mais alto.

Sendo assim, é importante buscar um profissional experiente e com amplo conhecimento na área para a correta realização do planejamento previdenciário e do respectivo cálculo.

Ainda possui dúvidas sobre o assunto? Comente abaixo.

Picture of Marília Schmitz
Marília Schmitz

Especialista em Direito Previdenciário com escritórios no Rio Grande do Sul e Espírito Santo. (OAB RS 079915)

Todas as publicações