O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é o documento mais importante para quem pretende recorrer ao regime especial de aposentadoria.
Antes de entrar na relevância desse documento, vale lembrar que a aposentadoria especial é aquela modalidade que assegura ao trabalhador o direito a um tempo reduzido de contribuição para se aposentar, em outras palavras, a antecipar a aposentadoria.
Isso acontece devido a fatores que expõem o trabalhador a situações e a agentes nocivos à saúde, tais como: ruídos, agentes cancerígenos, agentes biológicos, e outras formas de perigo à integridade física.
Voltando ao PPP, como é conhecido, trata-se de um formulário padronizado que reúne diversas informações relacionadas ao histórico laboral do profissional que ao longo da vida trabalhou exposto a agentes nocivos.
As normas que regulam o PPP foram instituídas em 2004 por meio da Instrução Normativa nº 85/2016 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa norma obriga que o PPP seja elaborado obedecendo uma sequência de informações.
O formulário deve apresentar os dados pessoais do trabalhador, o registro dos cargos ocupados por ele na empresa, a descrição das atividades realizadas, as datas de início e fim de cada uma delas e os agentes nocivos a que o profissional esteve exposto ao exercer sua função.
Antes de 2004 outros instrumentos eram utilizados, é o caso do SB-40; DISES – BE 5235; DSS 8030 ou DIRBEN 8030. Esses documentos foram substituídos pelo PPP. Se você tiver algum desses documentos, é bom guardá-los bem, pois eles ainda são válidos para auxiliar na comprovação de atividades de risco.
Como conseguir o PPP?
Agora que você já sabe a importância do PPP para sua aposentadoria, é preciso saber como consegui-lo.
Normalmente, esse documento é fornecido pela empresa empregadora no momento da rescisão contratual com o trabalhador. Portanto, se você exerce atividades de risco é preciso estar atento no momento da rescisão para garantir que seu PPP seja entregue a você.
O PPP é elaborado com base no Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT, outro documento expedido por um médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho. O LTCAT também é importante para sua aposentadoria e a forma mais garantida de reconhecer seu período especial é realizando-o LTCAT de 3 em 3 anos.
Mas, se até hoje você não foi atrás do PPP de um antigo trabalho, não se preocupe, ainda há maneiras de solicitá-lo.
Uma das formas mais comuns é fazer o pedido diretamente à empresa. Geralmente o setor de Recursos Humanos é responsável por fornecer o documento a você.
Outra opção é enviar uma carta com aviso de recebimento (AR) para a empresa, principalmente se sua primeira tentativa presencial não tiver sido atendida.
Atenção para uma dica importante! Seja como for seu contato com a empresa, indo até ela ou via carta, procure fazer este pedido de uma forma que você tenha o registro da solicitação do PPP. Peça um protocolo do pedido, do atendimento ou uma carta informando que você solicitou o documento, pois caso a empresa não atenda seu pedido, o protocolo servirá de prova de que você efetivamente tentou e a empresa não cumpriu com o solicitado.
Devido ao fato de que o interesse em se aposentar é principalmente seu, é sua obrigação ir atrás dos documentos para conseguir o benefício, porém, é obrigação da empresa fornecer os documentos que você solicitou. Por isso é importante provar que você foi atrás da documentação, caso contrário, o INSS pode negar sua aposentadoria e você pode ter que recomeçar esse processo correndo o risco de perder os atrasados.
Foi fornecido o PPP com informações erradas ou faltantes. O que fazer?
Como explicamos, o PPP é um espelho das atividades periculosas que você realizou na empresa, então vale a pena conferir se os dados fornecidos estão de acordo com o trabalho realizado por você. Se houver informações erradas ou faltantes, nossa orientação inicial é solicitar para a empresa que corrija o PPP, aponte no documento quais os campos estão incorretos ou incompletos e peça a correção. Exigir que os dados estejam corretos é um direito do trabalhador.
Empresa falida
Se a empresa em que você trabalhou não existe mais, conseguir o PPP pode ser um desafio, mas isso não significa que não há formas de ter acesso a ele.
Alguns meios são:
Você pode procurar diretamente os sócios ou dirigentes da empresa para obter informações.
Vá até o sindicato da categoria. Eles podem ter informações da antiga empresa e inclusive processos de sindicalizados que já tiveram de solicitá-la para se aposentar.
Procure antigos colegas de trabalho e informe-se sobre os processos de aposentadoria deles, eles poderão facilitar sua vida.
Agora você já sabe como conseguir seu PPP ou pelo menos como reunir provas de que foi atrás dele.
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