Sim, contratar um advogado pela internet é seguro, sim, desde que você tenha a certeza de que está em contato com um escritório especializado na sua causa.
Lembre-se que o serviço de advocacia digital deve ser regulado em alguns pilares como transparência, agilidade, segurança, comodidade para os clientes e competência na área que oferece os serviços.
A atuação, por exemplo, do escritório Schmitz Advogados está pautada em uma equipe profissional, experiente e qualificada para oferecer de modo ágil e seguro todas as informações para os clientes que necessitam de serviços na área previdenciária, utilizando-se da tecnologia e de todos os meios de comunicação seguros e disponíveis.
A nossa equipe conta com quase 3 décadas de experiência na defesa previdenciária dos trabalhadores e anos de experiência no atendimento 100% digital e, por isso, separamos tudo o que você precisa saber sobre como contratar um advogado pela internet de forma segura.
Neste texto você encontrará:
1. Quando contratar um advogado online?
Com a vida tão corrida e com o dia a dia tão acelerado, ter a facilidade de resolver um problema jurídico do conforto da sua casa ou do seu local de trabalho é uma grande ajuda.
Por isso, a primeira coisa que você precisa considerar ao contratar um advogado online é a facilidade no contato e a redução do tempo gasto no percurso para ir e voltar da consulta jurídica.
Se você precisa ter esse ganho de tempo e a facilidade de falar com o seu advogado de qualquer local, sem dúvidas a consulta online é o que você precisa no momento.
Decidindo que você deseja fazer uma consulta online, o próximo passo é buscar o especialista que poderá resolver o seu problema.
Caso você precise solucionar alguma situação referente ao INSS, você precisa de um especialista em direito previdenciário.
2. Quando contratar um advogado previdenciário?
Quando você precisa resolver uma situação relacionada ao INSS e os seus direitos previdenciários, não há dúvidas de que é preciso contratar um advogado previdenciário.
O que muita gente não sabe é que dessa consulta previdenciária, podem sair 3 soluções completamente diferentes:
- consultiva
- administrativa
- contenciosa.
2.1 Trabalho consultivo
A consulta previdenciária que gera uma solução consultiva é aquela que precisa organizar a vida contributiva do trabalhador.
Nesses casos, geralmente, algumas das soluções para o problema podem ser o planejamento previdenciário, o acerto de CNIS, a regularazção de alguma contribuição, a análise de documentos que precisam ser apresentados ao INSS, entre outras coisas.
Por isso, investir em uma consulta com profissionais pode evitar que o segurado perca dinheiro em aventuras.
2.2 Trabalho Administrativo
A consulta previdenciária que gera uma solução administrativa, geralmente é aquela na qual a solução do problema é feito o encaminhamento dos pedidos de aposentadoria, pensões e auxílios para o INSS.
Dependendo do caso, também podem ser feitos outros serviços administrativos como: encaminhamento de certidões de tempo de contribuição, averbação de tempo de serviço e outros.
2.3 Trabalho contencioso
A consulta previdenciária que gera uma solução contenciosa é aquela que precisa do ajuizamento de uma ação na justiça, como quando o INSS não defere administrativamente os pedidos de aposentadoria, pensão ou auxílios.
Vamos pegar o exemplo do Matheus, ele é um trabalhador portuário e procurou um escritório especialista no problema dele: benefícios previdenciários para portuários.
Matheus estava exposto a agentes nocivos à sua saúde quando trabalhava no Porto de Vila Velha, mas o INSS negou o seu pedido de aposentadoria especial.
Por isso, ele teve que ajuizar ação previdenciária contra o INSS para conseguir o deferimento de seu benefício de aposentadoria.
3. O que faz um advogado online?
O advogado online realiza exatamente as mesmas atividades que o advogado presencial.
A única diferença é que ele atende seus clientes de forma digital, realizando o contato com o cliente de maneira remota, pelo computador ou celular.
4. Qual a diferença entre um advogado online e presencial?
A diferença básica é justamente que na consultoria jurídica online, toda orientação é passada por meio do ambiente digital, dispensando a presença do cliente e do advogado em um mesmo espaço físico.
Em relação ao trabalho do advogado, não há diferenças.
Principalmente quanto ao advogado previdenciário, já que atualmente todos os procedimentos referentes ao INSS podem ser feitos pela internet, não sendo mais necessário ir até a agência da sua cidade para fazer algo.
A consultoria com um advogado online não fica a dever em nada a uma consulta jurídica presencial, tudo depende do que é melhor para a sua realidade.
5. Quanto custa uma consulta online com o advogado?
O valor da consulta online de um advogado depende, principalmente, de dois fatores:
- da complexidade do caso
- da experiência e do renome do advogado
Entretanto, saiba que o advogado precisa seguir uma tabela de valores, nesse tabela existe o valor mínimo e o valor máximo que podem ser cobrados pelo advogado em cada serviço.
Lembrando que o advogado é proibido, pelo código de ética, de divulgar seus valores nas mídias, mas você pode entrar em contato com o escritório e perguntar como funciona a consulta e qual o valor dela.
6. Como consultar um advogado online?
Para que o atendimento online aconteça, geralmente basta que o cliente:
- agende um horário com o escritório
- envie sua documentação antes da consulta
- informe os seus contatos
- informe qual o problema e o que deseja com a consulta
- aguarde o envio do link da reunião.
7. Vantagens em contratar um advogado online
Existem diversas vantagens em optar pela consulta com um advogado online, a primeira é a comodidade.
Você pode realizar a consulta de onde você estiver e ser acompanhado por seus familiares, se assim desejar.
Então você tem a comodidade de estar num ambiente seguro e amparado pelo seu advogado e sua família.
Com a comodidade, vem outra vantagem: a economia.
Como não existe a necessidade de se deslocar, as duas partes ganham tempo e economizam dinheiro com transporte.
Ainda, ao contratar serviços online, o cliente não precisa se preocupar com burocracias, tudo pode ser feito pelo computador ou celular, inclusive a assinatura de documentos! É muita praticidade.
Mas, um dos fatores que mais influenciam as pessoas a buscarem um advogado online, sem dúvidas, é a possibilidade de ter um especialista analisando o seu caso.
Poucas cidades pequenas possuem advogados especializados em determinadas áreas, então ter essa opção é uma alegria para o cliente que deseja resolver o seu problema da forma mais eficiente possível.
8. Posso contratar um advogado de outra cidade?
Pode contratar um advogado de outra cidade, de outro estado e até de outro país.
Como vimos, a comunicação entre o advogado e o cliente pode ser feita de maneira totalmente digital.
E o mesmo acontece com muitos tribunais no Brasil. já que grande parte implementou o Processo Judicial Eletrônico, o que permite ao advogado dar andamento de casos em qualquer parte do país, sem a necessidade do atendimento presencial.
Por isso hoje é possível alguém que mora no Acre contratar um advogado no Rio Grande do Sul.
9. Advogado previdenciário pode ter atendimento todo digital?
Pode sim, o direito previdenciário foi um dos primeiros ramos da justiça que conseguiu fazer tudo o que precisa de maneira online.
Após a pandemia, a era digital cresceu ainda mais e qualquer advogado pode ingressar com qualquer ação em qualquer local do Brasil.
Inclusive, com a evolução do mundo digital, os trabalhadores se quer precisam ir até a Agência do INSS e aguardar longas filas para fazer o pedido do benefício ou aposentadoria.
Basta o segurado acessar o MEU INSS verificar suas informações, anexar os documentos e pronto, pedido realizado com sucesso!
Mas atenção, não recomendamos que o pedido de benefício seja feito sem o acompanhamento de um especialista.
10. Como descobrir se um advogado online é confiável?
Fazer uma consulta com um advogado de forma online é seguro, desde que você realize a pesquisa correta.
Por isso, como temos anos de experiência no atendimento 100% digital, separamos um passo a passo de como descobrir se o seu advogado é de confiança mesmo:
1. Pesquise a OAB do advogado
O primeiro passo é o mais básico: pesquisar na OAB.
Todo advogado precisa, obrigatoriamente, estar registrado na Ordem dos Advogados Brasileiros — OAB, dessa forma, para saber se aquele profissional realmente pode exercer a advocacia ele deve estar no Cadastro Nacional dos Advogados e ter as credenciais para poder atuar.
Independente de ser um advogado autônomo, que trabalhe sozinho, ou um Escritório de Advocacia, como o caso da Schmitz Advogados, todos devem ter registro na Ordem dos Advogados do Brasil.
Então acesse o site e preencha com o nome ou o número da OAB do profissional que você tem interesse em contratar.
Essa é uma cautela que deve ser tomada tanto nos casos de consultas onlines, como em consultas presenciais.
Fizemos uma pesquisa de exemplo com o fundador do Schmitz Advogados, Dr. Raul Antonio Schmitz e vejam a ficha individual dele:
Ainda, acessando o site da OAB, você pode consultar os endereços de onde é o endereço de qualquer advogado ou escritório.
A Schmitz Advogados possui endereços no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo:
2. Pesquise pelo site do advogado ou do escritório
Após confirmar que o advogado realmente é advogado, o próximo passo é buscar as redes sociais, principalmente o site do advogado ou do escritório.
Veja se o profissional, ou escritório onde ele atua, mantém um site que seja completo, que contenha informações sobre áreas de atuação, localização, telefone, entre outros.
Geralmente, bons advogados e escritórios costumam ter sites com diversos artigos sobre os temas que trabalha, como este que você está lendo.
Além disso, é interessante ler a história do profissional e descobrir quais são suas áreas de atuação.
3. Pesquise sobre a carreira do profissional
O terceiro passo é buscar saber a trajetória profissional do advogado em sites ou redes sociais.
Pesquise onde ele estudou, suas especializações, onde trabalhou, se fez algum trabalho de grande alcance e, principalmente, se já ganhou ou perdeu muitas demandas, entre outros aspectos.
Essas pesquisas podem ser uma boa maneira de saber quais tipos de processos o profissional é especializado, quanto mais processos na área, melhor ele conhece o assunto.
Se conhecer ou encontrar o contato de algum cliente, pergunte sobre como foi o atendimento e o processo realizado com aquele profissional.
4. Pesquise o nome do advogado no Google
Por último, coloque o nome do advogado no Google e analise os resultados, principalmente as avaliações feitas por outros clientes.
É uma excelente forma de se preparar para a consulta e entender melhor quem é esse profissional.
Além do Google, consulte sites e outras plataformas online que permitem que usuários avaliem os advogados, para saber se o profissional atende os seus clientes.
Lembre-se que o conhecimento jurídico é essencial em um advogado, mas o relacionamento com o cliente é o que carregará a relação de vocês até a solução, ou finalização, do seu problema.
Então, se advogado tiver uma avaliação baixa e muitas reclamações, procure outros profissionais, faça comparações e só depois escolha em qual deles irá investir realmente.
11. Ficou com alguma dúvida?
Contate a nossa equipe para entender melhor como funciona o nosso atendimento 100% digital.
Com quase três décadas atuando na defesa de direitos previdenciários de milhares de pessoas pelo país, nós, da Schmitz Advogados, acreditamos na importância de estabelecer uma relação de confiança com nossos clientes.
A Schmitz Advogados preza pela qualidade do trabalho oferecido a você e pelo compromisso com seus direitos.
Atendemos online ou presencialmente em uma de nossas três unidades, da forma como você preferir.