Hoje existem ferramentas que podem ser utilizadas pelos trabalhadores para verificar suas informações, seu histórico de trabalho e fazer pedidos ao INSS.
Mas a correria do dia a dia, as inúmeras regras e os detalhes para pedir a aposentadoria desmotivam os segurados a encarar o INSS sozinhos. Com isso, buscam os serviços de outras pessoas.
Para lidar com algo tão importante para você, como o seu pedido de aposentadoria, é necessário contratar profissionais que sabem o que estão fazendo.
Muita atenção no que vamos falar neste post!!! Vai saber como contratar um profissional de verdade e ter segurança. Vamos lá.
Leia aqui...
Cuidado 01 – Conferir a bagagem e história de quem oferece serviços
Ser recém-formado e não ter experiência em alguma área não tem problema nenhum, afinal qualquer profissão exige a sua formação e a pessoa só vai adquirir experiência ao longo do tempo.
O problema nessa área de aposentadorias, são aqueles que afirmam ter experiência, quando sequer sabem escrever um pedido.
Por essa razão, busque profissionais que têm experiência comprovada, porque o seu pedido de aposentadoria ou de qualquer outro benefício é coisa muito séria.
Com quase 30 anos atuando na defesa de direitos previdenciários de milhares de pessoas pelo país, o escritório Schmitz Advogados, acredita na importância de estabelecer uma relação de confiança com todas as pessoas que nos contactam.
A Schmitz Advogados preza pela qualidade do trabalho oferecido a você e pelo compromisso dos direitos dos segurados.
Vocês podem conferir a nossa experiência conferindo quem somos clicando aqui e tendo acesso a todas nossas histórias.
Existem princípios que devem seguidos:
- Respeito ao cliente
- Transparência e comprometimento
- Experiência sob constante atualização
- Soluções práticas e eficientes
- Proteção e segurança jurídica
Se o prestador de serviço segue esses princípios, é indício de que tem experiência. Que é um bom advogado.
E falando nisso.
Cuidado 02 – Verifique se é um profissional habilitado para te atender
Infelizmente existem pessoas que se dizem advogados e oferecem serviços para intermediar os pedidos de aposentadoria. São os chamados despachantes previdenciários.
Muitas das vezes, esses despachantes cobram por serviços simples de mero protocolo dos pedidos, sem conferir se está tudo certo e prometendo soluções mirabolantes para você.
Busque sempre o trabalho de um advogado previdenciário, porque ele tem todo o conhecimento jurídico para trabalhar no caso, inclusive com habilitação para tomar medidas judiciais necessárias, se for necessário.
O despachante não tem um órgão fiscalizador, como é o caso da OAB para os advogados. Se algum despachante realizar um mau serviço, não tem onde reclamar.
Cuidado 03 – Confira se o advogado tem experiência em Direito Previdenciário
Oferecer o serviço de advocacia previdenciária deve ser pautado em alguns pilares como transparência, agilidade, segurança, comodidade para os clientes e competência na área que oferece os serviços.
O advogado é um profissional que está inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB. Para ser um advogado a pessoa tem que cursar a faculdade de Direito e realizar a prova específica para ter a habilitação para poder advogar.
Atenção!!
Existem pessoas que só cursaram a faculdade e não realizaram a prova da OAB. São chamados de bacharéis: pessoas que têm formação, mas não têm habilitação para advogar.
Cuidado 04 – Conferir se é advogado mesmo?
Pode ser um advogado autônomo que trabalhe sozinho ou um escritório de advocacia, como o Schmitz Advogados, todos devem ter registro na Ordem dos Advogados do Brasil.
Acessando a página do Cadastro Nacional de de Advogados você pode pesquisar pelo nome do advogado, lá você poderá ver se a situação do profissional, se está ou não regular com a OAB. Clicando, então, nesse link vai abrir essa tela:
Preencha com o nome ou o número da OAB do profissional que está dizendo que advogado. Você tem todo o direito e deve perguntar o nome completo e o número de registro na OAB
Fizemos um exemplo com o fundador do Schmitz Advogados, Dr. Raul Antonio Schmitz e vejam a ficha individual dele:
E tem mais, acessando o site da OAB, você pode consultar os endereços de onde é o endereço de qualquer advogado ou escritório. A Schmitz Advogados possui endereços no no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo:
Cuidado 05 – conferir se tem cursos ou especialização em previdência
Se você tem um problema trabalhista, você procura um advogado trabalhista.
Do mesmo jeito, se você tem um problema com impostos, você procura um advogado tributarista.
E se você quer soluções relacionadas com aposentadoria, você procura um advogado com especialização em direito previdenciário.
Isso é muito parecido com a medicina, se a pessoa tem um problema com coração, vai procurar um cardiologista e não um ortopedista, não é verdade?
Verifique se o profissional possui cursos específicos ou especialização como uma pós-graduação. Você pode pedir, afinal você está prestes a contratar um serviço e quer ter segurança.
Se o advogado não quiser dar essa informação, é bom ficar alerta e apertar ele para explicar melhor isso, como por exemplo, qual o sucesso que ele teve em outros trabalhos.
Cuidado 06 – Histórico de sucesso no trabalho
Outro detalhe muito grande e que faz a diferença é questionar quem você pretende contratar sobre o histórico de sucesso no trabalho que desenvolve.
O profissional honesto apresenta para você, além da experiência que mencionamos acima, o quanto tem de sucesso nos pedidos que são apresentados no INSS e também nos casos que chegam até a Justiça.
Claro que prometer mundos e fundo, ou garantir algo que não dependa do advogado é sinal de alerta.
Sucesso aqui quer dizer que orientou o cliente de tudo o que pode acontecer, sendo transparente em afirmar, por exemplo, que não é o momento de pedir a aposentadoria e que pode ser uma aventura apenas.
Se por um acaso, mesmo que você consiga as informações que passamos acima, precisar conferir mais, veja algumas de nossas dicas.
Dica 01 – Pesquise no Google o nome do advogado ou do escritório
O Google é a ferramenta de pesquisa mais popular da internet.
Se você jogar, por exemplo, o nome do nosso escritório Schmitz Advogados na pesquisa aparecerá como primeiro resultado a nossa página oficial e nossas redes sociais. Isso é sinal de que a atuação do escritório na internet tem abrangência e resultado.
Dica 02 – Leia o material que o escritório produz na internet
Seja no site oficial ou nas redes sociais, como Facebook ou Instagram, o escritório é sempre ativo com publicações, informativos, dicas e transparência. Quem produz conteúdo na internet também tem presença e credibilidade.
Os conteúdos do Schmitz Advogados podem ser vistos acessando o blog.
As redes sociais dão o tom da rotina e como o escritório se relaciona com os leitores e clientes. Veja os comentários e as perguntas que foram enviadas e respondidas. Esse é um bom jeito de descobrir como os profissionais do escritório tratam os clientes.
Dica 03 – Consulte sites de reclamação e a OAB da sua região
Existem sites que recebem reclamações de consumidores e intermediam a conversa com os prestadores de serviço.
Faça também uma verificação nesses sites para avaliar como os escritórios resolvem os problemas e se há o registro de ocorrências.
Em praticamente todos os Municípios do país existe uma seccional, uma sede da OAB, se você não tiver acesso às outras ferramentas de verificação de reclamação, você pode consultar na OAB.
Dica 04 – Verifique a abrangência do alcance do escritório
O escritório Schmitz Advogados possui 3 (três) endereços físicos e realiza atendimento online para todo o Brasil e também para segurados que moram fora do país.
Fechando o assunto
Se você ainda assim, ficou com dúvidas na hora de contratar um advogado, você pode entrar em contato com a nossa equipe.
Atendemos online ou presencialmente em uma de nossas três unidades, da forma como você preferir.