Embora muitos segurados requeiram sua aposentadoria após o cumprimento de todos os requisitos necessários, o pedido pedido pode ser negado pela autarquia previdenciária em virtude da rígida, restrita e limitada análise de toda documentação e da lei.
Neste caso, uma das opções para os que têm o pedido de aposentadoria indeferido é apresentar recurso administrativo no prazo de trinta dias corridos da decisão que foi desfavorável ao segurado.
Esta opção não exige o pagamento de custas, pois este recurso é agendado e realizado diretamente no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e também pode ser acompanhado todo seu andamento por meio virtual.
Existe também a possibilidade do segurado juntar novos documentos no seu recurso a fim de comprovar o cumprimento de todos os requisitos exigidos em lei para a aposentadoria e ter a sua decisão revertida de forma favorável.
Outro caminho é ingressar com ação judicial para revisão e concessão do pedido de aposentadoria do segurado, uma vez que neste caso o caso concreto será analisado por um terceiro imparcial, isto é, o juiz.
Frisa-se ainda que os tribunais podem ter entendimentos diversos ao do INSS sobre o cumprimento de requisitos para a aposentadoria, o que pode ser benéfico ao segurado e aumenta as chances de uma sentença procedente.
Neste caso, o segurado deve contar com a ajuda de um profissional da área previdenciária para que este analise todos os seus documentos e a decisão do INSS com o intuito de seguir na melhor estratégia para conseguir sua aposentadoria.
Nós, do escritório Schmitz Advogados, seguiremos compartilhando informações importantes durante este período, alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos na economia. 👊
Ficou com dúvidas? Converse com a nossa equipe sem compromisso através do Whatsapp.