fbpx

Blog

COVID-19: Minha aposentadoria foi cortada durante a pandemia. E agora?

Com a pandemia causada pelo coronavírus, diversos órgãos públicos e privados estão deixando de atender presencialmente, adotando plataformas digitais para evitar aglomerações e aumento do número de infectados pela doença no país.

É o caso do INSS, o qual está recomendando que os beneficiários busquem atendimento através de aplicativo móvel, pelo telefone ou pelo site meu.inss.gov.br. 

Mas e se você teve a aposentadoria cortada nesta pandemia, o que pode ser feito?

Inicialmente, é preciso entender o motivo da suspensão ou cessação do pagamento do benefício. Pode ter sido, por exemplo, que o INSS tenha entendido que não existem mais os requisitos para manutenção do pagamento, porém, isso não significa que o órgão esteja correto.

Você poderá, então, solicitar a reativação do benefício suspenso ou cessado administrativamente, não sendo necessário o deslocamento até a sede do INSS, até mesmo porque o atendimento presencial também está temporariamente suspenso.

Caso seu requerimento seja negado, é possível reverter a decisão do INSS por recurso administrativo ou judicialmente.

Ficou com dúvidas? Comente abaixo, estaremos a disposição para orientá-lo.

Picture of Marília Schmitz
Marília Schmitz

Especialista em Direito Previdenciário com escritórios no Rio Grande do Sul e Espírito Santo. (OAB RS 079915)

Todas as publicações